Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Decisões tomadas pelo Conselho do BCE (para além das decisões sobre as taxas de juro)

Maio de 2005

Questões operacionais

Estudo do Mercado Monetário do Euro em 2004

O “Estudo do Mercado Monetário do Euro em 2004” (Euro Money Market Study 2004) foi publicado em 3 de Maio de 2005. O relatório e o comunicado encontram-se disponíveis no site do BCE.

Sistemas de pagamentos

Consulta pública sobre a continuidade operacional no âmbito dos sistemas de pagamentos

O Conselho do BCE decidiu lançar uma consulta pública sobre a continuidade operacional no âmbito dos sistemas de pagamentos. O anúncio de consulta pública e um documento sobre esta matéria foram disponibilizados no site do BCE em 10 de Maio de 2005. Solicita-se às partes interessadas que enviem os seus comentários sobre o referido documento até 29 de Julho de 2005.

Brochura sobre o Modelo de Banco Central Correspondente

O Conselho do BCE autorizou a publicação de uma versão actualizada da brochura sobre o Modelo de Banco Central Correspondente (MBCC). Foi disponibilizada em inglês no site do BCE em 17 de Maio de 2005 e estará subsequentemente disponível também nas outras línguas oficiais da Comunidade.

Estabilidade e supervisão financeiras

Análise da Estabilidade Financeira – Junho de 2005

Em 19 de Maio de 2005, o Conselho do BCE aprovou a edição de Junho de 2005 da “Análise da Estabilidade Financeira” (Financial Stability Review) da área do euro, que será publicada nas próximas semanas. Este relatório avalia de forma exaustiva a capacidade do sistema financeiro da área do euro de absorver perturbações e examina as principais fontes de riscos e de vulnerabilidade para a estabilidade do sistema financeiro da área do euro.

Pareceres sobre legislação

Parecer sobre um regulamento da Hungria relativo à obrigação de fornecimento de códigos de transacção para o sistema de informação do respectivo banco central

Em 28 de Abril de 2005, o Conselho do BCE adoptou um parecer, solicitado pelo Magyar Nemzeti Bank, relativo a um projecto de regulamento nacional sobre o fornecimento obrigatório de códigos de transacção para o sistema de informação do banco central húngaro (CON/2005/10). O parecer foi disponibilizado no site do BCE em 28 de Abril de 2005.

Parecer do BCE sobre a qualidade dos dados estatísticos no contexto do procedimento relativo aos défices excessivos

Em 4 de Maio de 2005, o Conselho do BCE adoptou um parecer, solicitado pelo Conselho da UE, sobre uma proposta de um regulamento do Conselho que altera o Regulamento (CE) n.º 3605/93 no que respeita à qualidade dos dados estatísticos no contexto do procedimento relativo aos défices excessivos (CON/2005/11). O parecer foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia em 18 de Maio de 2005 e disponibilizado no site do BCE em 19 de Maio de 2005.

Questões organizacionais

Calendário para 2006 das reuniões do Conselho e do Conselho Geral do BCE

O Conselho e o Conselho Geral do BCE aprovaram o calendário das suas reuniões para 2006. O comunicado disponibilizado no site do BCE em 18 de Maio de 2005 fornece informação mais pormenorizada.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa