Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Decisões tomadas pelo Conselho do BCE (para além das decisões sobre as taxas de juro)

Abril de 2009

Questões operacionais

Linha de swap em dólares com o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos

Em 6 de Abril de 2009, o BCE anunciou que o Conselho do BCE tinha decidido estabelecer um acordo cambial recíproco temporário (linha de swap) com o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, proporcionando a este último a capacidade de ceder liquidez num montante até EUR 80 mil milhões. O Conselho do BCE aprovou também que esta linha de swap se estenderia até 30 de Outubro de 2009. O Bank of England e os bancos centrais do Japão e da Suíça anunciaram simultaneamente acordos de swap equivalentes com o Sistema de Reserva Federal.

Sistemas de pagamentos e infra-estruturas de mercado

Consulta pública sobre as recomendações do SEBC/CESR dirigidas às contrapartes centrais

Em 30 de Março de 2009, o Conselho do BCE decidiu lançar uma consulta pública, que foi realizada conjuntamente com o Comité das Autoridades de Regulamentação dos Mercados Europeus de Valores Mobiliários (CESR – Committee on European Securities Regulators), sobre alterações às recomendações do SEBC/CESR relativas à compensação e liquidação de títulos na União Europeia ( Recommendations for securities clearing and settlement in the European Union), dirigidas às contrapartes centrais, no que se refere a derivados do mercado de balcão ( over-the-counter derivatives). A consulta pública terminou em 17 de Abril de 2009. O comunicado a anunciar o lançamento da consulta pública foi publicado no sítio do BCE em 31 de Março de 2009.

Instituição da Comissão do Programa T2S e nomeação dos respectivos membros

No seguimento da sua decisão de 19 de Março de 2009 relativa à instituição da Comissão do Programa T2S ( T2S Programme Board), que assistirá os órgãos de decisão do BCE na tarefa de assegurar a conclusão bem-sucedida e atempada do programa TARGET2-Securities (T2S) em 2013, o Conselho do BCE nomeou, em 23 de Abril de 2009, o presidente e os membros da referida comissão. A decisão do BCE relativa à instituição da Comissão do Programa T2S (BCE/2009/6), também publicada no Jornal Oficial da União Europeia em 22 de Abril de 2009, e o comunicado a anunciar as decisões referentes às nomeações encontram-se disponíveis no sítio do BCE.

Pareceres sobre legislação

Parecer do BCE sobre as normas relativas à distribuição dos lucros do banco central nacional da Lituânia

Em 24 de Março de 2009 e a pedido do banco central nacional lituano, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre alterações às normas relativas à distribuição dos lucros do Lietuvos bankas no contexto de turbulência financeira (CON/2009/26). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação eslovena em matéria de serviços e sistemas de pagamentos

Em 24 de Março de 2009 e a pedido do Ministério das Finanças da Eslovénia, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre serviços e sistemas de pagamentos (CON/2009/27). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre as regras de procedimento aplicáveis às garantias estatais na Hungria

Em 25 de Março de 2009 e a pedido do Ministro das Finanças da Hungria, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre as regras de procedimento a aplicar às garantias do Estado no interesse da manutenção da estabilidade financeira (CON/2009/28). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre medidas aplicáveis em situações de crise financeira na Bélgica

Em 25 de Março de 2009 e a pedido do Nationale Bank van België/Banque Nationale de Belgique em nome do Ministério das Finanças belga, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a ampliação do âmbito das medidas que podem ser tomadas em situações de crise financeira (CON/2009/29). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre a prestação de garantias do Estado na Suécia

Em 26 de Março de 2009 e a pedido do Ministério das Finanças sueco, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a prestação de garantias do Estado a bancos e outras instituições (CON/2009/30). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre o regime de garantia de depósitos na Letónia

Em 26 de Março de 2009 e a pedido da comissão para os mercados financeiros e de capitais da Letónia, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre alterações à Lei sobre o regime de garantia de depósitos no que se refere à cobertura e aos pagamentos (CON/2009/31). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre medidas de estabilidade financeira na Lituânia

Em 2 de Abril de 2009 e a pedido do Ministério das Finanças da Lituânia, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre novas medidas de reforço da estabilidade financeira (CON/2009/32). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre um aumento da quota da Itália no Fundo Monetário Internacional (FMI)

Em 3 de Abril de 2009 e a pedido do Ministério da Economia e Finanças italiano, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre o aumento da quota da Itália no FMI (CON/2009/33). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre medidas de estabilidade financeira na República Checa

Em 15 de Abril de 2009 e a pedido do Ministério das Finanças checo, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre determinadas alterações à Lei Bancária relacionadas com a crise dos mercados financeiros (CON/2009/34). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre um aumento da quota da Espanha no FMI

Em 16 de Abril de 2009 e a pedido do Ministério dos Assuntos Económicos espanhol, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre o pagamento, pelo Banco de España, do proposto aumento da quota de Espanha no FMI (CON/2009/35). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação cipriota em matéria de serviços e sistemas de pagamentos

Em 16 de Abril de 2009 e a pedido do Ministério das Finanças de Chipre, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre serviços e sistemas de pagamentos (CON/2009/36). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre o mecanismo de apoio financeiro a médio prazo

Em 20 de Abril de 2009 e a pedido da Comissão Europeia, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre a reforma do mecanismo de apoio financeiro a médio prazo às balanças de pagamentos dos Estados-Membros (CON/2009/37). O parecer será publicado em breve no Jornal Oficial da União Europeia e no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação comunitária relativa às agências de notação de crédito na Europa

Em 21 de Abril de 2009 e a pedido do Conselho da União Europeia, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre o estabelecimento de um quadro regulamentar para as agências de notação de crédito que operem na Europa e cujas notações sejam utilizadas para efeitos de regulamentação (CON/2009/38). O parecer será publicado em breve no Jornal Oficial da União Europeia e no sítio do BCE.

Parecer do BCE sobre legislação grega destinada a reforçar a liquidez na economia

Em 21 de Abril de 2009 e a pedido do Ministério da Economia e Finanças da Grécia, o Conselho do BCE adoptou um parecer sobre medidas destinadas a reforçar a liquidez na economia (CON/2009/39). O parecer encontra-se disponível no sítio do BCE.

Estatística

Regulamento do BCE relativo a estatísticas de taxas de juro

Em 31 de Março de 2009, o Conselho do BCE adoptou um regulamento que altera o Regulamento BCE/2001/18 relativo às estatísticas das taxas de juro praticadas pelas instituições financeiras monetárias em operações de depósitos e empréstimos face às famílias e às sociedades não financeiras (BCE/2009/7). O regulamento foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia em 8 de Abril de 2009 e encontra-se também disponível no sítio do BCE.

Gestão

Recomendação do BCE relativa à nomeação do auditor externo do banco central nacional dos Países Baixos

Em 3 de Abril de 2009, o Conselho do BCE adoptou uma recomendação ao Conselho da União Europeia relativa à nomeação do auditor externo do De Nederlandsche Bank (BCE/2009/8). A recomendação foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia em 22 de Abril de 2009 e encontra-se também disponível no sítio do BCE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa