Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Declaração do Conselho do BCE no seguimento do início da acção militar no Iraque

20 de Março de 2003

20 de Março de 2003

Com o início das operações militares no Iraque, o Conselho do BCE debateu de novo a situação económica à luz da tensa conjuntura geopolítica e está preparado para actuar, se necessário. Os mercados financeiros podem contar com a disponibilização de suficiente liquidez mesmo em circunstâncias excepcionais, conforme demonstrado no passado.

O impacto deste confronto militar na economia mundial pode variar significativamente, em termos de proporção e amplitude, dependendo da extensão e duração do conflito. Assim, nesta fase, não é possível avaliar de forma conclusiva as implicações a curto e médio prazo para a área do euro.

Em momentos de elevada tensão, reveste-se da maior importância que os decisores de política não esqueçam a sua responsabilidade primordial, de modo a reduzirem a incerteza e reforçarem a confiança. O BCE continuará, por conseguinte, a analisar cuidadosamente o desenrolar dos acontecimentos à luz do seu mandato. A evolução da situação será acompanhada atentamente.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa