Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

QUESTÕES DE IMPLEMENTAÇÃO RELACIONADAS COM ASALTERAÇÕES AO QUADRO OPERACIONAL DE POLÍTICA MONETÁRIA DOEUROSISTEMA E O CALENDÁRIO INDICATIVO DOS PERÍODOS DE MANUTENÇÃO DERESERVAS MÍNIMAS PARA 2004

1 de Agosto de 2003

O Banco Central Europeu (BCE) publica hoje algumas informações práticas sobre a implementação das alterações ao quadro operacional de política monetária do Eurosistema, bem como o calendário indicativo dos períodos de manutenção de reservas mínimas no ano de 2004.

Estas informações destinam-se a ajudar as instituições de crédito a adaptarem-se às alterações do quadro operacional de política monetária do Eurosistema, decididas pelo Conselho do BCE em 23 de Janeiro de 2003:

  1. O calendário do período de manutenção de reservas será alterado, por forma a ter sempre início no dia de liquidação da operação principal de refinanciamento que se segue à reunião do Conselho do BCE para a qual está agendada a avaliação mensal da orientação da política monetária. Além disso, a introdução de alterações nas taxas aplicáveis às facilidades permanentes passará, por regra, a ocorrer em simultâneo com o início do novo período de manutenção de reservas.
  2. O prazo das operações principais de refinanciamento será reduzido de duas para uma semana.

Na data referida, foi anunciado que estas alterações ao quadro operacional de política monetária deverão entrar em vigor durante o primeiro trimestre de 2004 e que o calendário do período de manutenção de reservas mínimas será publicado, pelo menos, com três meses de antecedência.

Para mais informação, consultar o anexo ao presente comunicado disponível no site do BCE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa