Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

BCE decide dar início às obras de construção da sua nova sede na Primavera de 2010

17 de Dezembro de 2009

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu que os principais trabalhos de construção da sua nova sede terão início na Primavera de 2010.

A decisão foi tomada com base nos resultados positivos do lançamento, ao longo de 2009, de vários concursos públicos a nível europeu para a adjudicação das obras de construção das futuras instalações do BCE. Na sequência da decisão do Conselho do BCE, Jean-Claude Trichet, Presidente do BCE, declarou: “ Estamos muitos satisfeitos com o êxito da nossa estratégia de adjudicação e com o facto de as nossas expectativas terem sido alcançadas.” Acrescentou ainda: “ A nossa futura sede, a nova casa do BCE e do euro, constituirá um símbolo de que os nossos valores estão ao serviço dos cidadãos europeus. As novas instalações contribuirão para o desenvolvimento da zona leste de Frankfurt, respeitando simultaneamente o Grossmarkthalle [o edifício do antigo mercado grossista]. Aguardamos com grande expectativa a mudança para a nova sede em 2014.” O Presidente Jean-Claude Trichet informou pessoalmente a Presidente da Câmara de Frankfurt, Petra Roth, sobre a decisão do Conselho do BCE.

As obras de construção foram divididas em 12 pacotes separados, os quais foram, por seu turno, subdivididos num total de 69 lotes. Os primeiros oito pacotes – relativos a obras estruturais, obras de renovação e de preparação, maquinaria de transporte (ascensores), fachadas, obras nas coberturas, maquinaria móvel, instalações técnicas no domínio mecânico e instalações técnicas no domínio eléctrico – foram submetidos a concurso ao longo de 2009. Com um total de 44 lotes, estes oito pacotes representam cerca de 80% dos custos de construção. As propostas apresentadas por empresas de construção para estes primeiros pacotes estão dentro do orçamento previsto.

Os concursos despertaram um interesse considerável no mercado, tendo sido apresentadas mais de 400 candidaturas por parte de médias e grandes empresas de construção de toda a Europa. A qualidade geral das candidaturas e propostas recebidas foi muito elevada. Todas as candidaturas e propostas foram avaliadas de acordo com critérios claramente predefinidos, publicados no início do processo de adjudicação. A avaliação foi realizada por equipas de especialistas, que integraram representantes do BCE, o arquitecto, os projectistas, o gestor de projecto externo e o gestor de obra.

O processo de adjudicação dos oito primeiros pacotes encontra-se na fase final, devendo os contratos com as empresas de construção ser assinados no início do próximo ano, de forma a que os principais trabalhos de construção comecem na Primavera de 2010. Prevê-se que os restantes quatro pacotes sejam submetidos a concurso no próximo ano.

Para mais pormenores sobre a nova sede do BCE, consultar http://www.ecb.europa.eu/ecb/premises.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa