Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

BCE anuncia as características das operações de política monetária com liquidação até dezembro de 2016

5 de junho de 2014

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje continuar a realizar as suas operações principais de refinanciamento (OPR) através de leilões de taxa fixa com colocação total enquanto tal se revelar necessário e, pelo menos, até ao final do período de manutenção de reservas do Eurosistema que termina em dezembro de 2016.

O Conselho do BCE decidiu ainda que as operações de refinanciamento de prazo alargado (ORPA) com prazo de 3 meses, a colocar antes do final do período de manutenção de reservas do Eurosistema que termina em dezembro de 2016, serão conduzidas como procedimentos de leilão de taxa fixa com colocação total. As taxas aplicáveis a estas operações com prazo de 3 meses serão fixadas à taxa média das OPR ao longo do período de duração da ORPA correspondente.

Além disso, o Conselho do BCE decidiu descontinuar as operações de refinanciamento de prazo especial do Eurosistema, com prazo de um período de manutenção, após a operação a colocar em 10 de junho de 2014.

Por último, decidiu suspender as operações ocasionais de regularização com uma periodicidade semanal, que esterilizam a liquidez disponibilizada ao abrigo do programa dos mercados de títulos de dívida, após a operação a colocar em 10 de junho de 2014.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa