Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

BCE assume responsabilidade pela supervisão bancária da área do euro

4 de novembro de 2014
  • O BCE irá supervisionar os bancos da área do euro.
  • Cooperará estreitamente com as autoridades de supervisão nacionais.
  • Este passo é essencial para a união bancária.

O Banco Central Europeu (BCE) assumiu hoje a responsabilidade pela supervisão dos bancos da área do euro, após uma fase preparatória de um ano, que incluiu uma análise aprofundada da resiliência e dos balanços dos bancos de maior dimensão da área do euro.

O Mecanismo Único de Supervisão (MUS) é um novo sistema de supervisão bancária, composto pelo BCE e pelas autoridades nacionais competentes dos países participantes. Tem como principais objetivos contribuir para a segurança e a solidez das instituições de crédito e a estabilidade do sistema financeiro europeu, bem como assegurar uma supervisão coerente.

O BCE supervisionará diretamente 120 grupos bancários significativos, que representam 82% do setor bancário da área do euro (em termos de ativos). Para os restantes 3 500 bancos, o BCE definirá e acompanhará os padrões de supervisão e trabalhará em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes na supervisão destes bancos.

Danièle Nouy, Presidente do Conselho de Supervisão do BCE, declarou: “Muito foi já conseguido para a preparação da supervisão bancária pelo BCE. Temos agora uma oportunidade única para desenvolver uma cultura de supervisão verdadeiramente europeia, assente nas melhores práticas das entidades de supervisão do conjunto da área do euro.”

Por seu turno, Sabine Lautenschläger, Vice-Presidente do Conselho de Supervisão e membro da Comissão Executiva do BCE, comentou: “A supervisão bancária a nível europeu melhorará e reforçará a estabilidade financeira, garantindo a equidade em termos dos requisitos de supervisão que os bancos têm de cumprir.”

O BCE assume as funções de supervisão que lhe são conferidas pelo Regulamento do MUS um ano após a sua entrada em vigor. No decurso do último ano, foi realizado muito do trabalho preparatório, incluindo a conclusão da avaliação completa, um “exame da saúde financeira” dos bancos de maior dimensão, assim como a adoção dos atos jurídicos que definem como funciona o MUS e a criação das novas estruturas de governação no BCE.

Será hoje lançado um novo sítio Web ( www.bankingsupervision.europa.eu) dedicado às funções de supervisão bancária do BCE.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Ronan Sheridan (tel.: +49 69 1344 7416).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa