Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO
  • 20 de fevereiro de 2020

Demonstrações financeiras do BCE relativas a 2019

  • O resultado líquido do BCE, distribuído na totalidade aos bancos centrais nacionais, aumentou 0,8 mil milhões de euros, cifrando-se em 2,4 mil milhões em 2019 (1,6 mil milhões de euros, em 2018).
  • O rendimento líquido dos títulos detidos para fins de política monetária ascendeu a 1,4 mil milhões de euros (1,2 mil milhões de euros, em 2018).
  • O balanço do BCE aumentou para 457 mil milhões de euros (447 mil milhões de euros, em 2018).

As demonstrações financeiras auditadas do Banco Central Europeu (BCE) relativas ao exercício de 2019 revelam que o resultado do BCE aumentou 790 milhões de euros, situando-se em 2366 milhões de euros, devido principalmente aos rendimentos mais elevados auferidos na carteira de ativos denominados em dólares dos Estados Unidos e na carteira de títulos adquiridos ao abrigo do programa de compra de ativos (asset purchase programme – APP).

O resultado líquido de juros e de custos e proveitos equiparados totalizou 2686 milhões de euros em 2019 (2277 milhões de euros, em 2018). Os juros e outros proveitos equiparados de ativos de reserva subiram para 1052 milhões de euros (862 milhões de euros, em 2018), em virtude dos rendimentos mais elevados auferidos na carteira de ativos denominados em dólares dos Estados Unidos. O rendimento líquido decorrente dos títulos adquiridos no âmbito do APP aumentou 316 milhões de euros, situando-se em 1136 milhões de euros, sobretudo em resultado dos saldos médios mais elevados e das taxas de rendibilidade médias mais elevadas dos títulos adquiridos ao abrigo do programa de compra de ativos do setor público (public sector purchase programme – PSPP) durante o ano, em comparação com 2018. Em contrapartida, devido a reembolsos, o rendimento líquido auferido com o programa dos mercados de títulos de dívida (securities markets programme – SMP) diminuiu para 291 milhões de euros (384 milhões de euros, em 2018).

Os ganhos realizados em operações financeiras ascenderam a 197 milhões de euros (77 milhões de euros de perdas realizadas, em 2018), devido a ganhos realizados de preço em títulos denominados em dólares dos Estados Unidos, dado que a descida das taxas de rendibilidade das obrigações denominadas nesta moeda, durante o exercício, teve um impacto positivo no seu valor de mercado.

As menos-valias cifraram-se em 20 milhões de euros (69 milhões de euros, em 2018), principalmente em virtude das perdas de preço não realizadas num conjunto de títulos detidos nas carteiras de fundos próprios e de ativos denominados em dólares dos Estados Unidos.

São realizados testes de imparidade às carteiras de títulos detidos pelo BCE para fins de política monetária, os quais são valorizados ao custo amortizado e estão sujeitos a imparidade. Com base nos resultados desses testes, não foram registadas perdas por imparidade nestas carteiras.

As receitas de taxas de supervisão, decorrentes das taxas cobradas para recuperação das despesas incorridas pelo BCE no desempenho das suas atividades de supervisão, ascenderam a 537 milhões de euros (518 milhões de euros, em 2018). O aumento em 2019 advém do número médio mais elevado de pessoal afeto à supervisão bancária.

Os custos totais com pessoal aumentaram para 566 milhões de euros (515 milhões de euros, em 2018), em resultado do maior número médio de pessoal em 2019, predominantemente na supervisão bancária, e das despesas mais altas relacionadas com outros benefícios de longo prazo resultantes da avaliação atuarial no final de 2019. Os outros custos administrativos diminuíram para 590 milhões de euros (€599 milhões de euros, em 2018), sobretudo devido à descida das despesas relacionadas com trabalho temporário e serviços de consultoria externa.

O resultado líquido do BCE é distribuído aos bancos centrais nacionais (BCN) dos países da área do euro. O Conselho do BCE decidiu efetuar uma distribuição intercalar de proveitos, no montante de 1431 milhões de euros, aos BCN dos países da área do euro em 31 de janeiro de 2020. Na reunião de ontem, decidiu distribuir, em 21 de fevereiro de 2020, os proveitos remanescentes, no montante de €935 milhões.

A dimensão total do balanço do BCE aumentou 2%, passando para 457 mil milhões de euros (447 mil milhões de euros, em 2018). Esta subida deveu‑se sobretudo ao aumento do valor de mercado dos ativos de reserva do BCE, em resultado da subida do preço do ouro e da apreciação do dólar dos Estados Unidos e do iene do Japão face ao euro durante o ano, e ao aumento do valor correspondente às notas de euro em circulação.

No final de 2019, a dimensão do balanço consolidado do Eurosistema, que compreende ativos e passivos dos BCN dos países da área do euro e do BCE face a países terceiros, ascendia a 4673 mil milhões de euros (4703 mil milhões de euros, em 2019). A ligeira diminuição em comparação com o ano anterior adveio do decréscimo das operações de refinanciamento do Eurosistema, devido, em grande medida, a reembolsos antecipados voluntários na segunda série de operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas. Os títulos detidos pelo Eurosistema para fins de política monetária diminuíram 19 mil milhões de euros, cifrando-se em 2632 mil milhões de euros (2651 mil milhões, em 2018). Os títulos detidos ao abrigo do APP aumentaram 10 mil milhões de euros, passando para 2579 mil milhões de euros, ao passo que os títulos detidos no âmbito do primeiro e segundo programas de compra de obrigações com ativos subjacentes (first/second covered bond purchase programme ‑ CBPP1/CBPP2) e do SMP diminuíram, respetivamente, 4 e 25 mil milhões de euros, devido a reembolsos.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar William Lelieveldt (tel.: +49 69 1344 7316).

Notas:

  • O sítio do BCE disponibiliza mais pormenores sobre as políticas contabilísticas e de prestação de informação financeira do BCE e do Eurosistema e sobre as contas anuais do BCE, respetivamente nas secções Contabilidade e prestação de informação e Annual accounts.
  • A partir deste ano, a desagregação dos totais das posições do Eurosistema relacionadas com o SMP por país emitente será publicada no sítio do BCE na secção Asset purchase programme.
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa