Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Como seria o euro digital?

O euro digital seria uma forma de moeda digital: um meio de pagamento eletrónico emitido pelo BCE. Seria disponibilizado gratuitamente a todas as pessoas na área do euro para pagamentos digitais. O euro digital está a ser concebido de forma a ser inclusivo e de fácil utilização, assegurando que ninguém fica para trás.

Atualmente, as pessoas não têm acesso a moeda emitida pelo banco central em formato digital. Numa sociedade cada vez mais digitalizada, o euro digital constituiria um avanço da nossa moeda única.

Principais características

Dinheiro digital

O euro digital poderia ser utilizado para todos os seus pagamentos digitais, do mesmo modo que utiliza as notas e moedas para pagamentos “físicos”. Proporcionaria outra forma de pagar em estabelecimentos comerciais ou online, ou de enviar dinheiro a amigos e familiares.

Aceitação a nível europeu

Seria possível utilizar o euro digital em qualquer loja e com comerciantes da área do euro que aceitem pagamentos digitais.

Gratuito

Todas as pessoas na área do euro poderiam pagar gratuitamente em euros digitais, tal como acontece com as notas e moedas.

Disponível offline

Não seria necessária uma ligação à Internet. Mesmo sem ligação, seria possível efetuar pagamentos – em qualquer altura e em qualquer lugar.

Seguro e privado

O BCE e o Eurosistema não poderiam identificar os utilizadores nem saber o que compraram com base nos dados dos pagamentos. Além disso, com a funcionalidade offline do euro digital, seria assegurado um nível de privacidade comparável ao do numerário.

Valor garantido

Um euro será sempre um euro. Um euro digital teria sempre exatamente o mesmo valor que uma moeda de 1 euro.

Inclusivo

O euro digital será concebido de forma a satisfazer as necessidades de todos. Com os nossos estudos centrados nos utilizadores, estamos a ouvir os cidadãos europeus e a recolher dados e perspetivas, que ajudarão a criar um euro digital inclusivo que não deixará ninguém para trás.

Inovador

Estamos a colaborar com os setores público e privado para testar novas ideias, desenvolver características inovadoras e proporcionar soluções práticas para pagamentos no dia a dia. O euro digital tem o potencial para oferecer às pessoas mais opções e maior conveniência, contribuindo para o êxito das empresas e promovendo simultaneamente a inovação na Europa.

Não seria mais um criptoativo

O euro digital não seria um criptoativo. Os criptoativos não são garantidos nem geridos por uma instituição central, o que os torna arriscados e instáveis. Quem os detém não tem qualquer garantia de que possa trocá‑los por numerário, quando necessitar.

Pelo contrário, o euro digital seria garantido pela mesma instituição que garante o numerário em euros – o BCE. Tal como as notas e moedas de euro, manteria sempre o seu valor facial. 

VEJA TAMBÉM

Materiais sobre o euro digital

Visão geral:

folheto de uma página

Em poucas palavras:

brochura

Todas as páginas desta secção