- COMUNICADO
Bulgária adota o euro
1 de janeiro de 2026
- As notas e moedas de euro entram em circulação na Bulgária.
- O banco central da Bulgária passa a integrar o Eurosistema.
- A Bulgária é o 21.º país a aderir à área do euro.
- Após um período de cooperação estreita, o banco central da Bulgária é agora também membro de pleno direito do Mecanismo Único de Supervisão.
O euro entrou hoje oficialmente em circulação na Bulgária, sendo agora 21 os Estados-Membros da União Europeia (UE) que utilizam a moeda única europeia. Tal surge na sequência da decisão formal tomada em julho, no âmbito da qual foi igualmente anunciada a taxa de conversão oficial de 1,95583 levs búlgaros por euro.
“É com muito gosto que acolho a Bulgária na família do euro e o governador Dimitar Radev na mesa do Conselho do BCE em Frankfurt”, afirmou Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE). “O euro é um símbolo poderoso do que a Europa pode alcançar quando trabalhamos em conjunto, bem como dos valores partilhados e da força coletiva de que dispomos para fazer face à incerteza geopolítica mundial que vivemos neste momento.”
A fim de assinalar a data histórica da adoção oficial do euro pela Bulgária, o BCE iluminou o seu edifício principal em Frankfurt para simbolizar a integração e a unidade de 358 milhões de europeus que utilizam o euro como a sua moeda.
Com a adesão da Bulgária à área do euro, o Българска народна банка (o banco central da Bulgária) integra o Eurosistema e o seu governador passa a ter assento no Conselho do BCE.
O banco central da Bulgária torna-se igualmente membro de pleno direito do Mecanismo Único de Supervisão, no qual o país já participava desde outubro de 2020 ao abrigo de um acordo de cooperação estreita. Assim, o BCE é atualmente responsável pela supervisão direta de quatro instituições significativas e pelo controlo geral da supervisão de 17 instituições menos significativas localizadas na Bulgária. Como parte das suas atribuições de supervisão, o BCE é também responsável pela autorização de instituições de crédito e pela avaliação de adquirentes de participações qualificadas em todas as instituições de crédito. O banco central da Bulgária tem um representante no Conselho de Supervisão do BCE.
O banco central da Bulgária efetuou o pagamento do remanescente da sua subscrição do capital do BCE e procedeu à transferência da respetiva contribuição para os ativos de reserva do BCE. As contrapartes búlgaras do Eurosistema poderão participar nas operações de mercado aberto do BCE anunciadas após 1 de janeiro de 2026. A lista de instituições de crédito e de sucursais de instituições de crédito localizadas na Bulgária sujeitas a reservas mínimas será publicada em breve no sítio do BCE, onde serão também disponibilizadas as listas de sucursais de instituições de crédito búlgaras localizadas nos restantes Estados‑Membros da UE cuja moeda é o euro. Em 13 de outubro de 2025, o BCE anunciou disposições transitórias no tocante às reservas mínimas obrigatórias. Os ativos localizados na Bulgária que cumpram os requisitos necessários serão adicionados à lista de ativos de garantia elegíveis da área do euro.
A partir de hoje, o mercado búlgaro passa também a integrar os serviços do TARGET disponibilizados pelo Eurosistema, que asseguram a livre circulação de moeda, títulos e ativos de garantia em toda a Europa. Esses serviços são os seguintes: o sistema T2, para liquidação de pagamentos; a plataforma T2S (do inglês, “TARGET2-Securities”), para liquidação de títulos; o TIPS (do inglês, “TARGET Instant Payment Settlement”), para liquidação de pagamentos imediatos; e o ECMS (do inglês, “Eurosystem Collateral Management System”), para gestão de ativos de garantia de operações de crédito do Eurosistema. No mercado búlgaro, a liquidação em euros na T2S e no TIPS é possível desde, respetivamente, 2023 e 2024. A migração das contrapartes búlgaras decorreu sem problemas e todos os serviços estão agora ativos.
A partir de hoje, entra em vigor o novo sistema de rotatividade dos direitos de voto no Conselho do BCE, conforme ilustrado neste calendário.
Para resposta a perguntas dos meios de comunicação social, contactar Benoit Deeg (tel.: +49 172 168 3704).
Banco Central Europeu
Direção-Geral de Comunicação
- Sonnemannstrasse 20
- 60314 Frankfurt am Main, Alemanha
- +49 69 1344 7455
- media@ecb.europa.eu
A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.
Contactos de imprensa