Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Eslovénia (2007)

Fases da transição para as notas e moedas de euro

Em 11 de julho de 2006, o Conselho da União Europeia aprovou o pedido da Eslovénia para ingressar na área do euro em 2007. A Eslovénia foi, assim, o primeiro dos dez países que aderiram à União Europeia em 1 de maio de 2004 a adotar o euro.

Em 1 de janeiro de 2007, o euro passou a ter curso legal na Eslovénia, substituindo o tolar esloveno (SIT) à taxa de câmbio fixa irrevogável de 1 euro = 239,640 SIT. Para satisfazer a procura, era necessário que nessa data as notas e moedas de euro estivessem amplamente disponíveis. Por conseguinte, a partir de 25 de setembro de 2006, foram distribuídos aos bancos 250 milhões de moedas de euro no valor de 84 milhões de euros e, a partir de 29 de novembro de 2006, 41,5 milhões de notas de euro no valor de 772 milhões de euros, tendo algumas dessas notas e moedas sido distribuídas a comerciantes e outras empresas. Além disso, através dos bancos comerciais, o Banka Slovenije (o banco central da Eslovénia) começou, em 1 de dezembro de 2006, a vender conjuntos iniciais de moedas de euro a profissionais que operavam com numerário e, em 15 de dezembro de 2006, ao público em geral. Os pormenores relativos ao fornecimento e subfornecimento prévios das notas e moedas de euro estão definidos na Orientação BCE/2006/9.

A transição para o euro decorreu de forma rápida e harmoniosa: no final do primeiro dia, todas as máquinas de distribuição de notas e terminais de pagamento automático disponibilizados ao público haviam sido convertidos e o montante de notas de euro em circulação era superior ao de notas de tolar. Duas semanas após a introdução das notas e moedas de euro na Eslovénia, a transição para o euro fiduciário estava concluída com êxito, de acordo com o planeado.

Desde 15 de janeiro de 2007, apenas podem ser utilizadas notas e moedas de euro para efetuar pagamentos na Eslovénia. As notas de tolar esloveno podem ser trocadas no Banka Slovenije por um tempo indefinido, mas o prazo para troca de moedas de tolar terminou em 3 de janeiro de 2017.

Notas aceites para troca
Principais datas da transição
1 de dezembro de 2006

Venda de conjuntos iniciais de moedas de euro a profissionais que operam com numerário

15 de dezembro de 2006

Venda de conjuntos iniciais de moedas de euro ao público em geral

1 de janeiro de 2007

Conversão de contas e introdução das notas e moedas de euro

14 de janeiro de 2007

Último dia de curso legal das notas e moedas de tolar esloveno

Até 31de dezembro de 2008

Troca gratuita de notas e moedas de tolar esloveno por instituições de crédito

3 de janeiro de 2017

Data‑limite para a troca de moedas de tolar esloveno pelo Banka Slovenije

Prazo ilimitado

Data‑limite para a troca de notas de tolar esloveno pelo Banka Slovenije

Todas as páginas desta secção