Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

Croácia aderirá à área do euro em 1 de janeiro de 2023

12 de julho de 2022

  • A taxa de conversão da moeda croata foi fixada em 7,53450 kunas por euro.
  • As instituições de crédito croatas já são supervisionadas pelo BCE desde 2020.

O Conselho da União Europeia aprovou hoje formalmente a adesão da Croácia à área do euro em 1 de janeiro de 2023 e determinou que a taxa de conversão da moeda croata será de 7,53450 kunas por euro. A taxa fixada coincide com o nível da atual taxa central da kuna no mecanismo de taxas de câmbio II (MTC II). O Banco Central Europeu (BCE) e o Hrvatska narodna banka (o banco central da Croácia) acordaram em acompanhar a evolução da kuna face ao euro no mercado cambial até 1 de janeiro de 2023.

Com a entrada em vigor do acordo de cooperação estreita entre o BCE e o banco central croata em 1 de outubro de 2020, o BCE passou a ser responsável pela supervisão direta de oito instituições de crédito significativas e pelo controlo geral da supervisão de 15 instituições de crédito menos significativas na Croácia.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Alexandrine Bouilhet (tel.: +49 172 174 9366).

Notas

  • O acordo relativo ao acompanhamento da kuna foi realizado no contexto do MTC II. A participação no MTC II e a observância das margens de flutuação normais durante, pelo menos, os últimos dois anos é um dos critérios de convergência a cumprir antes da adesão à área do euro.
  • A taxa de conversão da kuna é estabelecida mediante uma alteração ao Regulamento (CE) n.º 2866/98, a qual entrará em vigor em 1 de janeiro de 2023.
CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa