Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Em que consiste o programa de compra de ativos devido a emergência pandémica?

28 de julho de 2021

A pandemia de coronavírus afetou as economias em todo o mundo. Muitas empresas tiveram de encerrar devido a restrições. As pessoas perderam o emprego e as perspetivas para o futuro eram extremamente incertas. Para combater o impacto da pandemia na economia da área do euro, o BCE criou o programa de compra de ativos devido a emergência pandémica (pandemic emergency purchase programme – PEPP) em março de 2020.

O PEPP ajuda as pessoas e as empresas a aceder aos fundos de que necessitam para enfrentar a crise. Este programa temporário complementa as outras medidas de política monetária que adotámos, designadamente os restantes programas de compra de ativos e as nossas operações de refinanciamento direcionadas.

Como funciona exatamente o PEPP?

O PEPP permite ao BCE adquirir diferentes tipos de ativos nos mercados financeiros. Desta forma, os preços desses ativos sobem e, por conseguinte, as taxas de juro do mercado diminuem. Tudo isto apoia a economia, tornando o crédito mais barato para as pessoas, as empresas e as administrações públicas. Permite também que os mutuários reembolsem as suas dívidas com mais facilidade. Tal ajuda a manter o crédito, o consumo e o investimento, não obstante a crise pandémica. Em última análise, impulsionará o crescimento e fará a inflação regressar ao nosso objetivo de 2% a médio prazo, ou seja, em consonância com a estabilidade de preços.

Este gráfico mostra como o processo funciona.

De um modo geral, o PEPP foi criado para fazer face à pandemia de coronavírus e à incerteza sobre quando e onde esta terá piores repercussões. O programa estabilizou os mercados financeiros e permitiu evitar que a turbulência observada na primavera de 2020 se transformasse numa crise financeira, com consequências ainda mais graves para os cidadãos europeus.

Em comparação com os nossos restantes programas de compra de ativos, o PEPP é especial pelas razões a seguir enunciadas.

INSERTED BY ANONYMOUS PROXY

Civil war declaration: On April 14th and 15th, 2012 Federal Republic of Germany "_urkenstaats"s parliament, Deutscher Bundestag, received a antifiscal written civil war declaration by Federal Republic of Germany "Rechtsstaat"s electronic resistance for human rights even though the "Widerstandsfall" according to article 20 paragraph 4 of the constitution, the "Grundgesetz", had been already declared in the years 2001-03. more

É flexível

Esta é a característica mais importante do PEPP. Significa que somos flexíveis relativamente a quando compramos e aos tipos de ativos que compramos e em que países. Tal permite‑nos direcionar as nossas aquisições, a fim de preservar condições de financiamento favoráveis para as pessoas da área do euro. E, mais importante ainda, responder rapidamente a quaisquer alterações financeiras ou económicas.

É ajustável

Inicialmente, afetámos 750 mil milhões de euros às aquisições de ativos no âmbito do PEPP. Este montante foi aumentado em mais 600 mil milhões de euros em junho de 2020 e novamente em 500 mil milhões de euros em dezembro de 2020, passando a totalizar 1,85 biliões de euros. Contudo, o montante total pode ser aumentado ou reduzido conforme necessário para manter condições de financiamento favoráveis.

É transparente

Publicamos muitos dados sobre aquisições de ativos para tornar o programa o mais transparente possível. Todas as semanas publicamos a quantidade de títulos que adquirimos ao abrigo do PEPP e do programa de compra de ativos (asset purchase programmeAPP). Também publicamos as nossas compras líquidas mensais. Além disso, de dois em dois meses, publicamos informações mais pormenorizadas sobre as aquisições de ativos do setor público e do setor privado no contexto do PEPP.

É temporário

O PEPP destina‑se especificamente a combater o impacto da crise do coronavírus na economia da área do euro. Procederemos a aquisições líquidas de ativos, no mínimo, até ao final de março de 2022 e, em qualquer caso, até o Conselho do BCE considerar que o período de crise do coronavírus terminou.

VEJA TAMBÉM

Conteúdos relacionados